terça-feira, 26 de abril de 2011

Foi uma conversa jogada fora.....!


Duas horas da manhã, sem sono e com fome e pra variar com a geladeira vazia. Logo...sair pra comprar algo pra comer. Fui parar no mendigão(nome dado aqui no RJ pra lanches feitos na rua) da esquina. Fazia frio e era impressionante como tinham pessoas com fome essa hora, o local estava cheio. Retirei a minha senha e o lance foi esperar. A tv estava ligada e passava um programa onde surgiu uma pergunta pra uma grafiteira brasileira muito famosa mundialmente.
- Você já pixou antes de começar a fazer grafitti?
E ela respondeu:
-Não! Nunca! Por mais incrível que isso pode parecer! Fiz um curso de desenho industrial logo depois que terminei o colegial e como já fazia desenhos a mão livre em formatos não convencionais decidi então a começar fazer grafittis nos muros das cidades.
Ai a minha cabeça começou a viajar nos grafittis e nas pichações, e parece que a do senhor que estava ao meu lado também, ai logo ele indagou:
-Mais grafitti é bem melhor que pixação, olha só aquele muro ali(o muro estava grafitado.), aquilo sim quer dizer alguma coisa!
E ai a minha lingua disparou antes mesmo de acabar de formular um pensamento mais concreto:
-Mais pixação também quer dizer alguma coisa! Podemos não saber o que é, mais com certeza também quer dizer alguma coisa!
-Mais é totalmente diferente né?
-Sim, isso é inquestionável!
-Acho que isso é coisa de gente ignorante! Pixar muros e lugares públicos !
-É verdade,mais acho que há casos e casos. Na realidade acho que existem três tipos de pixadores. Os grafiteiros que usam mais cor, deixam a coisa mais bonita, mais colorida e pedem autorização antes. Os pixadores que usam os muros pra fazer algum tipo de protesto como diz aquele muro ali na frente tá vendo? (o muro dizia: não votem na Dilma, votem nulo!) e os pixadores que se empenham em ferrar com o patrimônio das pessoas por prazer, por sentir aquela adrenalina que tanto falam, aquela coisa de poder ser pego a qualquer momento.
-Sim! Acho que é um estágio! Começam como pixadores acabam por virar grafiteiros.
E uma voz grita :
_Final 96!
É o meu lanche! Me despeço do senhor grisalho que agora se concentra na entrevista da atriz que interpreta um robô, parecendo pronto pra mais um embate sobre os avanços da tecnologia. Sigo pra casa reparando nos muros e pensando o quanto vou sentir falta das pixações se todos virarem grafiteiros!

Nenhum comentário:

Postar um comentário